Olá!
No último encontro que fizemos, a pauta principal foi a criação de dois documentos para guiar nossa comunidade: uma declaração de missão e um plano estratégico. Essas ideias vieram do livro The Art of Community e, com sorte, vão permitir que o sancaLUG esteja presente por muito tempo em São Carlos e região.
Para criarmos esses dois documentos, começando pela declaração de missão, precisamos das várias perspectivas dos diversos membros dessa comunidade. Para ajudar, traduzi um trecho da página 76 do livro The Art of Community, que reproduzo abaixo.
No começo deste capítulo, eu rasguei seda para a estratégia. Infelizmente, muitos líderes de comunidades consideram a estratégia um adendo. Eles a consideram uma piscadela para os burocratas, não algo que realmente ajuda as comunidades a crescer. Essa visão é incorreta, pois líderes podem manter a flexibilidade que precisam, e ao mesmo tempo criar planos que podem ajudar a estruturar e capacitar a comunidade. Permitam-me…
Quando você der o pontapé inicial na sua comunidade, estará muito à frente se conseguir colocar em palavras seu propósito principal e objetivos centrais. Para isso, você precisará de 1 colher de sopa de metas, 1 declaração de missão e 1 copo de objetivos; asse por 45 minutos e deixe descansar. O resultado: um plano estratégico.
Para começar, você precisa responder algumas questões simples, porém abrangentes. Escreva uma única frase detalhada, ou uma coleção de palavras, para responder o seguinte:
Qual é a missão? Queremos entender qual nossa missão principal — o prêmio reluzente que estimula e inspira nossa comunidade. Qual é o resultado eventos daquilo que desejamos? É o lançamento de um software, mudança política, ajudar um grupo demográfico ou produzir algo?
Quais são as oportunidades e áreas de colaboração? Queremos explorar como nossa comunidade pode trabalhar junta para criar e realizar coisas. Quais são essas áreas? Como podemos trabalhar juntos de diferentes maneiras?
Quais são as habilidades necessárias? Queremos identificar quais habilidades precisamos em nossa comunidade para que possamos estabelecer, mais tarde, times que as abriguem. Quais são essas habilidades?
Essas simples perguntas são a fundação de um conjunto de objetivos mais detalhados que iremos preencher nas páginas a seguir. […]
Minha proposta
Reproduzo abaixo as minhas respostas, que também postei no sancalug.org como placeholder. Dividi em tópicos, mas vocês podem organizar como quiserem. Quanto mais respostas tivermos, maior a quantidade de perspectivas que nossa declaração de missão vai abranger.
Missão
Criar uma comunidade de usuários de GNU/Linux e software livre em São Carlos e região, provendo espaços onde os membros possam tirar dúvidas, realizar discussões e desenvolver seus projetos pessoais, além de eventos educacionais que visam acabar com o pensamento mágico acerca da tecnologia.
Oportunidades
Aumentar o uso e conscientização sobre software livre em São Carlos e região, atuar como educadores em tecnologia, ajudar usuários, estudantes e instituições com o uso de GNU/Linux.
Áreas de colaboração
Suporte técnico, escrita e tradução de artigos, organização de eventos, workshops e palestras, produção e aplicação de material educacional.
Habilidades requeridas
Organização de eventos, programação, GNU/Linux, didática, escrita.
Evento
Talvez fosse uma boa ideia realizar um evento para discutir essas ideias, seja face-a-face ou numa vídeo conferência.